sexta-feira, 22 de julho de 2011

Vá de férias mais leve.



O meu desafio para este verão é muito simples: faça-se leitor numa biblioteca municipal.

Eu estou inscrito em 2 bibliotecas (Vila Franca de Xira e Almeida) e, heresia das heresias, deixei de levar livros nas férias. Nem um.

A biblioteca proporciona-me o prazer da descoberta, mesmo que não tenha a actualização do fundo como seria desejável. Talvez não existam maus livros, antes leitores preguiçosos e a biblioteca proporciona essa surpresa na divulgação de obras menos conhecidas.

E sejamos frontais, para quê carregar um portatil, um tablet e um smartphone quando temos um serviço público que faculta o acesso à internet gratuitamente? A biblioteca é um gadget fantástico e não pesa.

Gostaria de ver até Setembro muitas imagens como a de cima. Estes são os meus cartões de leitor, dos quais me orgulho e onde já estive "de castigo" por atraso na devolução de livros. Desloque-se à biblioteca da sua área de residência e férias e, quem sabe, partilhará connosco novas experiências nestes bogues.

Ainda me lembro da tarde de 42ºC em Sesimbra em 2007, com toda a familia refugiada na biblioteca até a  temperatura da areia da praia baixar do nível "fusão-do-vidro". Oportunista? Talvez. Mas o que dizer dos livros do Mutts, do Calvin e do Nick Cave cujos imaginários foram comigo para casa! Esses sim, oportunistas, apanharam-me distraido... e ainda hoje habitam lá em casa.

1 comentário:

  1. Gostei muito deste teu artigo! Bem-vindo ao clube dos bibliotecários leitores e editores de blogues!

    ResponderEliminar